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Mercado Pet: como as empresas se reinventaram para driblar os desafios logísticos na pandemia

Petfive, líder em vendas de areias higiênicas biodegradáveis no país, apostou no aumento de portfólio de parceiros para conseguir melhores negociações

Com a pandemia causada pela Covid-19, muitas empresas precisaram se reinventar ao se depararem com grandes desafios logísticos, sobretudo aquelas que já atendiam o mercado internacional. Neste cenário, algumas companhias buscaram novos caminhos para manter as exportações, como é o caso da brasileira Petfive, líder em vendas de areias higiênicas biodegradáveis no Brasil, que exporta para mais de 15 países. Através da diversificação de parceiros na cadeia logística, a empresa não apenas manteve os compromissos com os clientes como também manteve o plano de captação de novos distribuidores internacionais.

Se, por um lado, a pandemia trouxe aumento de demanda, já que as pessoas ficaram mais tempo em casa e, consequentemente, mais próximas de seus gatos e caixas de areia, do outro faltavam insumos básicos para toda a cadeia de suprimentos no país, tais como plástico e papelão. “A alternativa foi focar numa estratégia de descentralizar a obtenção de insumos, trabalhando com uma maior quantidade de fornecedores, garantindo que nossa produção não precisasse parar nenhum dia”, explica Paula Allevato, Head de Operações da Petfive.

Logística internacional – Trabalhar com clientes internacionais exige um desafio logístico constante em relação a manter boas parcerias com agentes de cargas e armadores. Contudo, a chegada da Covid-19 trouxe novos obstáculos, como a falta de navios e espaços para carga, falta de equipamentos, superlotação de portos, gerando atrasos de até quatro meses. Além disso, o impacto do coronavírus no processo de logística internacional gerou a oscilação de preços.

“Chegamos a ter mais de 300% de aumento acumulado nos preços do transporte marítimo”, contabiliza Allevato. “Para transporte terrestre, houve um pequeno aumento desencadeado pela alta dos combustíveis, mas a alta no transporte marítimo foi o fator que mais impactou o mercado, não só no Brasil, mas em termos mundiais”, pontua a Head de Operações da Petfive.

Atualmente, as exportações representam mais da metade do volume de vendas da Petfive, com as vendas nacionais registrando um aumento superior a 200% nos últimos 12 meses. Em 2021, a empresa encerrou o ano com a marca de 636 contêineres exportados desde o início da operação internacional. Para 2022, o objetivo é fortalecer ainda mais a relação no mercado asiático e abrir presença forte na Europa, dando a chance de pais e mães de gatos de países como Alemanha, Espanha, Itália, Rússia, Polônia, Portugal etc, poderem levar as marcas Sustainably Yours e Viva Verde! para seus lares.

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