A RD-Raia Drogasil se uniu a ASEc+ (Associação pela Saúde Emocional), Instituto Ame Sua Mente, Instituto Bem do Estar, Instituto Vita Alere e SoulBeeGood para lançar o ecossistema de saúde mental Vertentes. Todas essas organizações têm atuação na promoção, prevenção e posvenção do sofrimento mental.
O objetivo do grupo é promover apoio institucional e financeiro para iniciativas de saúde mental no Brasil, conectando agentes de transformação social, como núcleos comunitários, profissionais de saúde e educação e membros da comunidade acadêmica, a órgãos públicos e privados. Segundo a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), mais de 80% das pessoas com um problema grave de saúde mental não receberam tratamento em 2020.
“Quando alguém tem um câncer ou mesmo uma febre, qualquer um entende que é necessário cuidado e tratamento. O mesmo não vale para a saúde mental e o Vertentes se une a outras iniciativas para combater esse estigma. Nosso investimento está em linha com nosso desejo de ser, até 2030, o grupo que mais contribui para uma sociedade mais saudável”, afirma Maria Izabel Toro, gerente executiva de Investimento Social Privado, da RD.
A primeira ação é uma cartilha para conscientizar a sociedade sobre estigmas e preconceitos produzidos na linguagem do dia a dia. O material será distribuído em UBSs, centros educacionais e organizações de base por todo o país e pode ser acessado de forma on-line no site do Vertentes. No futuro, a ideia é produzir edições temáticas voltadas para públicos diferentes.
Além de ser um membro-fundador, a RD apoia financeiramente o Vertentes. Até o momento, foram investidos R$ 750 mil, mas novos investimentos ocorrerão em 2024. O compromisso da empresa é investir 1% do lucro líquido anual em iniciativas que promovam a saúde integral da população em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 30% disso é destinado a projetos de saúde mental.
O Vertentes não oferece atendimento clínico, mas reserva um espaço do site para indicar projetos de assistência.
O lançamento do grupo aconteceu em evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em 31 de outubro. No dia, aconteceram mesas de discussão com especialistas no assunto, como Alexandre Coimbra Amaral, mestre em psicologia, Jana Viscardi, doutora em linguística, e Catarina Dahl, consultora de saúde mental da OMS (Organização Mundial da Saúde).