CEO da Trybe explica desafios da formação de tecnologia no Brasil no SVWC 2022

Matheus Goyas participa de palestra na trilha de edtechs do festival

CEO e cofundador da Trybe, Matheus Goyas participou do segundo dia do SVWC 2022, maior festival de inovação da América Latina. Nesta quarta-feira (19), o palco 1 foi sede de debates sobre o futuro da educação. O CEO da edtech integrou o painel “Agentes da transformação da educação”.

Matheus Goyas abriu sua participação compartilhando os desafios do mercado de trabalho de desenvolvedores, e citou um estudo realizado pela Brasscom que projeta uma lacuna de profissionais na área de tecnologia nos próximos anos – cerca de 530 mil vagas abertas e não preenchidas até 2025.

O executivo também falou sobre a dificuldade de retenção de talentos no Brasil. “Com a expansão do trabalho remoto, as empresas de países com economias mais fortes passaram recrutar mais os profissionais daqui”, analisou Matheus.

Apesar do aumento do número de pessoas que ingressaram nas universidades na última década, o cofundador da Trybe enxerga um problema na grade curricular quando consideramos a formação de novos profissionais de tecnologia.

“O conteúdo proposto por essas universidades não foi atualizado. Além disso, áreas mais tradicionais, como Direito e Engenharia, continuam como o foco de atuação, sem muito espaço para novas carreiras”, alertou.

Como possível solução, Matheus afirmou que é necessário criar uma “cultura de tecnologia” no Brasil, investindo em novos profissionais e incentivos a longo prazo. Para ele, a mudança deve envolver o sistema de ensino e as empresas que têm a tecnologia como base de trabalho.

Descubra mais sobre Crania

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading