São Paulo foi a cidade escolhida para sediar a primeira edição do evento Vamos Latam Summit, organizado pela Latitud, na última quarta-feira (21). O Hub, que auxilia a nova geração de startups em early stage da América Latina, reuniu executivos, investidores e os principais nomes do venture capital global para debater assuntos como a transformação digital, movimento de mercado e oportunidades na América Latina.
Entre os painéis de apresentação estavam grandes unicórnios, como Andrés Bilbao, cofundador da Rappi; Camilla Junqueira, da Endeavor; Sergio Furio, CEO na Creditas; Mike Krieger, cofundador do Instagram; entre outros. Na ala de investidores, o networking se estendeu com representantes da Monashees, NFX, Canary e Harlem Capital.
O evento promoveu debates importantes e abriu portas para negócios e parcerias, mostrando que em meio a um cenário global desafiador, a América Latina se destaca e deve receber a atenção dos fundos.
Apesar dos problemas socioeconômicos comuns nos países Latam, há capital e grandes apostas por parte dos fundos globais em negócios latino americanos. Ainda que exista um prazo de reestruturação de crises para que o mercado global volte a aquecer com mais potência, grandes investidores veem oportunidades significativas.
Pode parecer uma observação evidente, mas o mercado está sedento por inovação. A movimentação de carreiras, apesar da crise, deslocou todo o cenário de startups, forçando executivos a lançarem novos negócios e enfrentarem a nova geração. Entre os debatedores as opiniões foram unânimes sobre a América Latina ser a ‘bola da vez’, sobretudo o Brasil.
É natural que o posicionamento dos investidores seja apostar as fichas nessas empresas, que estão a todo vapor aprimorando produtos e viabilizando novas soluções.
Segundo Brian Requarth, cofundador da Latitud, a edição do Vamos Latam Summit foi apenas a primeira entre uma série de eventos presenciais que a Latitud pretende promover em outros países da América Latina com o intuito de estimular a conexão e a inovação de negócios.