O Dia do Economista é celebrado em 13 de agosto, em razão da data da promulgação da lei nº 1.411, em 13 de agosto de 1951. O decreto regulamentou a profissão de economista no Brasil e estabeleceu as normas de sua organização.
A lei definiu, ainda, que a designação profissional de economista é privativa dos bacharéis em Ciências Econômicas, diplomados no Brasil. O profissional estuda fatos históricos, dados e estatísticas a fim de detectar tendências na atividade econômica, níveis de confiança na economia e atitudes do consumidor.
Para homenagear esse ofício tão importante para a leitura e desenvolvimento da sociedade, o Crania apresenta a trajetória de seis economistas-chefes que atuam no país.
Fabrizio Velloni

Fabrizio Velloni é economista-chefe da Frente Corretora há dois anos. Bacharel em Economia pela PUC-SP, concluiu seu MBA (Master of Business Administration) na Live University, em 2020.
O economista ocupou cargos de gerência na Velcor Consultoria, Banco Santander, Itaú, Andromeda, Citi e Banco Safra. Antes de chegar à Frente Corretora, trabalhou por seis anos na XP Investimentos.
Marcela Rocha
Marcela Rocha é economista-chefe da Claritas Investimentos desde 2013, e responde por avaliações diárias da macroeconomia nacional e internacional. Ela é porta-voz oficial da empresa para atividades políticas nacional e internacional com impacto econômico no Brasil.
Marcela é mestre em economia pelo Insper Instituto e iniciou a sua carreira no Banco Fator como economista, onde permaneceu por cinco anos. Ela também integra o grupo permanente de análise macroeconômicas da Associação Brasileira da Entidades dos Mercados Financeiros e de Capital (Anbima) e assina artigos no Valor Econômico.
Victor Candido
Victor Candido assumiu o cargo de economista-chefe da RPS Capital em maio deste ano. Ele é mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e economista graduado pela Universidade Federal de Viçosa.
Os primeiros passos na carreira foram na Parcitas, Luminus, FGV e Universidade de Brasília. Como economista, teve passagens no Banco Interamericano de Desenvolvimento, SLQ Soluções Quantitativas, Guide Investimentos, Journey Capital e Santander. Victor também é cofundador do Terraço Econômico.
Helena Veronese
Formada em Economia pela Universidade Católica do Rio de Janeiro, e pós-graduada em Economia/Comércio Exterior na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Helena Veronese assumiu este ano o cargo de economista-chefe da B.Side Investimentos.
A economista ocupou o mesmo cargo na Azimut Brasil Wealth Management, sua experiência anterior. Além disso, teve passagens pelo Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES), Ágora Investimentos, Bradesco BBI, MAPFRE e Tendências Consultoria Integrada.
Raone Costa
Economista-chefe da Alphatree Capital, Raone Costa é bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo, mestre em Teoria Econômica pelo IPE-USP e doutor em Economia pela FGV EESP.
Raone iniciou sua carreira como economista no Bear Stearn, e logo depois foi para o Heding-Griffo, onde ficou por mais de seis anos. Atuou como pesquisador na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Atualmente, concilia o trabalho na Alphatree com o de professor na FGV EESP.
Guilherme Attuy
Economista-chefe na Gauss Capital desde 2020, Guilherme Attuy tem doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo e graduação em Economia pelo IBMEC-SP (atual Insper).
Com passagens no corpo docente da USP, FECAP (Escola de Comércio Álvares Penteado) e Insper, Guilherme atuou como economista na Fator, Porto Seguro, XP Investimentos e Armor Capital.