Contrate-nos

Segunda fase do Open Banking é adiada para agosto

Bancos pediram mais tempo para realização de testes. BC remarcou início da etapa para 13 de agosto

Bancos pediram mais tempo para realização de testes. BC remarcou início da etapa para 13 de agosto

A segunda fase do Open Banking, marcada para começar nesta quinta-feira, dia 15, foi adiada para 13 de agosto. Em nota, o Banco Central informou que “instituições participantes estão finalizando os testes para a obtenção de certificações para homologação e registro de suas APIs”, motivo pelo qual o cronograma precisou ser alterado.

Nesta etapa, os usuários poderão autorizar o compartilhamento de seus dados bancários entre instituições, o que deve resultar em menos burocracia e mais oferta de produtos e serviços, com taxas menores. A autoridade monetária não se manifestou a respeito das etapas 3 e 4, que seguem previstas para 30 de agosto e 15 de dezembro, respectivamente.

“O Banco Central reforça o seu compromisso para que o Open Banking alcance os seus objetivos, no caso de maior concorrência, eficiência do sistema financeiro e inclusão financeira da população, permanecendo vigilante no processo de implementação, não economizando esforços para isso”, diz a nota, divulgada hoje.