Crania Indica: séries sul-coreanas para curtir no final de semana

Uma das maiores economias do planeta e conhecida por seu parque tecnológico de domínio global, a Coreia do Sul se tornou uma referência quando o assunto é inovação. O país do extremo-oriente encontrou uma maneira de se destacar em meio às superpotências econômicas que o cercam: a gigantesca e em desenvolvimento China e o poderoso e moderníssimo Japão.

Se economicamente o país de capital Seul conseguiu se impor, culturalmente, foi atrás de uma fórmula para se igualar não só a seus vizinhos pesos-pesados, mas também aos Estados Unidos, que dominam o ocidente com sua produção de entretenimento. A Coreia do Sul encontrou no K-Pop o caminho para abocanhar fãs e receitas em todo o mundo.

A capacidade de inovação já é retratada pela própria indústria de dramas do país. A teledramaturgia coreana se tornou referência social e cultural na Ásia e, apesar de manter o tempero nacional, emprega aspectos universais para entrar no pacote exportação, assim como as bandas musicais, os navios, os trens, os maquinários pesados, os eletrônicos e os veículos automotores.

É neste contexto que o Crania sugere para você três séries da Coreia do Sul, de fácil acesso, que reúnem elementos que caracterizam o país na atualidade. Se antes, a produção de teledramaturgia asiática era restrita a sagas históricas, com estas sugestões, você notará que elas estão profundamente ocidentalizadas.

Holo, Meu Amor

A trama é um deleite para quem gosta de histórias envolventes, com inteligência artificial. Isso porque um dos personagens centrais se chama Holo, um holograma. Regado a tecnologia, o drama traz efeitos especiais e discute como a holografia pode afetar o mercado e, ao mesmo tempo, a vida da protagonista Han So-yeon.

Onde ver: Netflix
Temporadas: 1
Episódios: 12

Apostando Alto (Startup)

Se você é daqueles que amam ver jovens em competição no universo de tecnologia, não pode deixar de ver Apostando Alto. O drama coreano traz o universo da inovação com empresas de tecnologia em um complexo comparável ao Vale do Silício. A produção, apesar de trazer o romantismo dos chamados doramas da Coréia do Sul, mostra como o país interessado em tecnologia e inovação.

Onde ver: Netflix
Temporadas: 1
Episódios: 16

Memórias de Alhambra

A produção estreou na televisão paga da Coréia do Sul em 2019 e continua superatual ao tratar de um mundo paralelo criado por uma empresa de tecnologia, com seu jogo AR. O protagonista é o CEO da empresa e viaja para Granada, na Espanha, onde muita coisa acontece. Toda uma realidade virtual é criada e um confusão com o mundo real agita as cenas.

Onde ver: Netflix
Temporadas:
Episódios: 16

Deixe uma resposta