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Tiba mira software completo para o pequeno varejo e levanta R$ 23 milhões

Rodada seed contou com investimentos da Canary e do Global Founders Capital

Uma solução completa de software que inclui contabilidade, folha de pagamento, contas a receber e a pagar, conta digital, gestão de estoque, crédito e caixa para o pequeno varejista em um sistema totalmente integrado à experiência mobile. Essas características podem, a princípio, parecer óbvias em um mundo em acelerado processo de digitalização. Não há no Brasil, entretanto, um produto similar em versão robusta para aplicativo de celular.

Foi a partir desta realidade e de algumas inspirações do exterior que um grupo de empreendedores rodados, com experiências prévias de gestão e operação em outras startups, se reuniu para fundar a Tiba no fim de 2021. A ideia e o potencial de crescimento do negócio rapidamente despertaram o interesse de investidores. Assim, conseguiram dois aportes de R$ 11,5 milhões cada, com a Canary e o Global Founders Capital, para fechar uma rodada seed com um investimento total de R$ 23 milhões. Os recursos serão investidos em tecnologia e contratações para colocar o produto em operação em março deste ano.

“Esse pequeno varejista necessita de contabilidade, folha de pagamento, contas a receber, contas a pagar, conta digital e crédito no dia a dia da sua operação, e não têm tudo isso numa solução só. Hoje as soluções de software disponíveis ao varejista são ineficientes: não integradas entre si e com os produtos financeiros, além de um custo elevado. Vamos entregar um produto completo para o pequeno varejista, reduzindo o seu custo operacional, integrando os seus dados com os produtos financeiros, focando em soluções de crédito mais eficientes, com a melhor experiência mobile do mercado”, afirma o sócio fundador e CEO da Tiba, Ramires B Paiva, que está em seu segundo empreendimento após criar a Creditoo, plataforma online de empréstimo consignado para colaboradores de empresas privadas, vendida para a Creditas em 2019.

“Estamos muito animados com nosso aporte na Tiba, uma empresa que tem founders experientes e com uma visão muito interessante para o mercado — e é uma honra poder investir pela segunda vez com o Ramires. Além disso, acreditamos que a Tiba tem grande potencial de gerar impacto significativo nas pequenas e médias empresas do país, promovendo mudanças significativas na economia”, diz Marcos Toledo, managing partner do Canary.

Ramires acredita que o produto pode ganhar escala ao se reduzir o custo do B2B, para que entre em funcionamento de maneira rápida, e na medida em que for possível incrementar a receita do cliente com soluções de crédito. Segundo ele, estudos mostram que, com um crédito de médio e longo prazo, muitos clientes conseguem ter um aumento de aproximadamente 20% a 30% na receita. “Conseguimos avançar nas duas frentes. Nosso produto, de um lado, será totalmente grátis. Então, a redução de custos é muito clara. Em seguida vamos oferecer crédito, porque avaliamos como a forma mais rápida e fácil de focar no aumento de receita do varejista”, explica.

Os sócios da Tiba apostam ainda na coleta de dados dos clientes para cortar uma cadeia de distribuição e conectar o pequeno varejista, que movimenta a economia no Brasil, com a grande indústria. A perspectiva representaria uma mudança de paradigma, uma vez que poucas indústrias conseguem hoje, no país, chegar no varejista de pequeno porte. “Vamos supor que tenhamos um milhão de empresas utilizando o nosso produto. Com estes dados, conseguimos cortar intermediários na medida em que vamos conhecer toda a estrutura do cliente e como ele movimenta o estoque, quais os produtos ele está comprando, vendendo ou não”, diz Leandro Moura, sócio fundador e COO da Tiba.

Moura, que ajudou Ramires a desenvolver a Creditoo, observa que os principais concorrentes representam, atualmente, menos de 2% do mercado varejista de pequeno porte. “Acreditamos que conseguimos acelerar um pouco mais rápido do que os demais players, dado que o nosso produto é muito mais completo. No fim das contas, queremos ter uma rede de indicações, um produto de qualidade e que tenha uma entrada muito forte no começo para ganharmos tração rápido”, acrescenta.

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