Abdulrazak Gurnah foi o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2021. Nascido na cidade de Zanzibar, na Tanzânia, em 1948, o escritor surpreendeu as apostas e recebeu um valor equivalente a R$ 6,2 milhões, além de marcar seu nome na história.
De acordo com a Academia Sueca, “seus romances fogem de descrições estereotipadas e abrem nossos olhares para uma África Oriental culturalmente diversificada, desconhecida para muitos em outras partes do mundo”.
Refugiado na Inglaterra desde o final da década de 1960, Gurnah se dedicou à carreira de escritor aos 21 anos, e dividiu seu tempo também como professor de Inglês e Literaturas Pós-coloniais na Universidade de Kent, em Canterbury.
Com diversos contos e dez romances publicados, o autor sempre fez questão de abordar a temática de refugiado em suas obras, fato que o Nobel destacou como relevante para a premiação: “por sua penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino do refugiado no abismo entre culturas e continentes.”
Suas obras, escritas em inglês, ainda não receberam tradução para o português. Mas para quer conhecer os principais livros do autor tanzaniano, o escritório Legend Investimentos selecionou cinco destaques:
Confira os vencedores do Prêmio Nobel de outras categorias:
Medicina: David Julius (EUA) e Ardem Patapoutian (Líbano);
Física: Syukuro Manabe (japonês com cidadania americana), Klaus Hasselmann (Alemanha), e Giorgio Parisi (Itália);
Química: Benjamin List (Alemanha) e David W.C. MacMillan (EUA);
Paz: Jornalistas Maria Ressa (Filipinas) e Dmitry Muratov (Rússia).