Contrate-nos

‘Fit com o mercado deve ser encontrado todos os dias’, afirma Gastón Irigoyen, CEO da Pomelo

Sócio-fundador da empresa, que é uma das habilitadoras de soluções financeiras do Brasil e está presente também em outros 5 países da América Latina, compartilhou suas experiências no mercado de serviços financeiros em painel do Vamos Latam Summit

Por que fundar uma empresa de processamento e emissão de cartões que ofereça escalabilidade para toda a América Latina? Segundo Gastón Irigoyen, CEO e co-founder da Pomelo, esta lacuna ficou clara a partir das frustrações encontradas em suas experiências anteriores no mercado de pagamentos latino-americano. O empresário, que também é sócio-fundador da empresa – uma das principais habilitadoras de inovação financeira no Brasil – deu conselhos sobre product-market fit e compartilhou os aprendizados de sua jornada empreendedora, que já tem mais de doze anos, durante painel do Vamos Latam Summit nesta quinta-feira, 28.

Irigoyen trabalhou no setor de tecnologia durante toda a sua carreira, tendo sido o responsável pela construção de um dos principais bancos digitais da região. Após perceber as dores que as empresas enfrentam nesse mercado, ele firmou parceria com Juan Fantoni e Hernan Corral, que também trabalhavam em instituições de pagamento, e juntos fundaram a Pomelo. Presente em seis países, a companhia permite que empresas lancem cartões para seus clientes e escalem o negócio para outros mercados da América Latina, de forma rápida, segura e sem contratempos com burocracia.

“O mercado de serviços financeiros é grande, mas também muito local. Uma das etapas do crescimento de uma empresa é tornar-se regional, e uma das dores é ter de refazer todo o processo em cada mercado”, afirmou Gastón. Com a Pomelo, esse processo é mais rápido e fácil. Além do Brasil, a empresa está no México, Chile, Colômbia, Peru e Argentina.

Segundo o empresário, é preciso se atentar ao fato de que o mercado se transforma rapidamente, e as necessidades dos consumidores também. Por isso, uma vez fundada a empresa, ela deve continuar se desenvolvendo constantemente. “Não basta encontrar o fit com o mercado uma vez. Tem que encontrar o fit todos os dias”, disse, acrescentando que é necessário alinhar a estratégia e otimizar frequentemente o produto oferecido.

Para Irigoyen, o processo de aprendizagem é constante. “Os fundadores precisam conhecer a empresa muito bem e manter a comunicação transparente com os clientes e investidores. De tempos em tempos, é preciso sentar e renegociar as relações, compartilhar o que é importante para todas as partes e realinhar o match”. No caso da Pomelo, as experiências dos três fundadores complementam uma à outra tornando o processo de crescimento da empresa mais fluido.

O Vamos Latam Summit ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro no Transamérica Expo Center. O stand da Pomelo está situado próximo à entrada do evento e conta com brindes para os visitantes, que também podem participar de uma ativação montada pela marca.