Em meio ao período de matrículas escolares, isaac, a maior plataforma de soluções financeiras para instituições de ensino do Brasil, acaba de atingir a marca de mil clientes, após crescer 144% nos últimos 12 meses. A startup atua há apenas dois anos no mercado – o que torna o feito inédito – e tem facilitado a gestão financeira, por meio de tecnologia e automação, garantindo a receita mensal das escolas e oferecendo flexibilidade de pagamento às famílias.
Fundado no fim de 2020, o isaac ajudou os colégios durante o período desafiador da pandemia. Grande parte das instituições viu problemas já conhecidos virarem preocupações ainda maiores: atraso no pagamento de mensalidades, evasão de alunos e dificuldade de acesso ao capital para investimento na escola. Com a solução oferecida, os gestores passaram a atuar com a tranquilidade de ter previsibilidade financeira.
“Hoje as escolas ainda fazem a maior parte dos processos financeiros em papel e caneta. Sem as ferramentas adequadas, esse procedimento se torna complexo, e a escola tem pouco controle e visibilidade do faturamento estimado para o ano letivo”, conta David Peixoto, CEO e cofundador do isaac. “O mercado potencial é gigante: no Brasil temos hoje cerca de 40 mil escolas particulares. Nosso objetivo é levar a solução para mais instituições, ajudando a melhorar o acesso à educação.”
Com a solução, as escolas têm conseguido aumentar a base de alunos. Somente no último ano, o crescimento médio foi de 9%. Exemplo desse aumento é o Colégio Vivo SP, que triplicou de tamanho após a parceria.”O isaac trouxe alívio para a nossa gestão financeira. Quando iniciamos a parceria o colégio tinha 486 alunos e hoje temos 1.700. Tudo isso em apenas dois anos”, conta Karina San Juan, mantenedora da escola.
A plataforma é fácil de usar e segura, e permite aos gestores focar a missão de educar mantendo a independência e autonomia, com a completa visibilidade da sua operação. Além disso, desde o começo da parceria as escolas contam com o apoio especializado de um gerente de sucesso do cliente, fundamental para ajudar a escola a impulsionar seu crescimento. As famílias também dispõem de suporte do isaac com horário flexível, mais alternativas de pagamento (PIX, no boleto, e cartão) e negociação de mensalidades em atraso.
“Estamos levando experiências de tecnologia e produto já difundidas em outros setores, mas que ainda não tinham chegado na educação básica. Ajudamos mantenedores, secretarias e times de finanças das escolas a reconstruírem seus processos financeiros, desde o faturamento até conciliação de pagamentos. Os aprendizados que tivemos até aqui comprovam que esse avanço em tecnologia é um forte aliado na eficiência das atividades de gestão, o que tem possibilitado crescimento às escolas”, diz David Peixoto.
Não à toa, o isaac vem reforçando seu time de tecnologia e dados, que hoje conta com mais de 130 talentos. O propósito de impacto social atraiu profissionais vindos de consultorias, bancos de investimentos e das maiores startups do país, com formações em universidades renomadas dentro e fora do Brasil. “A tecnologia é o coração do isaac desde a sua fundação”, afirma Peixoto. Por mês, a startup processa mais de 300 mil pagamentos escolares, otimizando todo o fluxo financeiro de mensalidades (emissão, pagamento e conciliação).





