A plataforma de brand journalism da Ovo Comunicação

Contrate-nos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Intuição fará a diferença no trabalho?

Como o mercado de trabalho está crescentemente condicionado pela robotização e a atenção focada está se tornando uma habilidade rara, as intuições poderão vir a ser consideradas elemento ímpar da criatividade

Há alguma relação entre Mariupol, Liverpool e swimming pool? Inesperada, a indagação brotou na minha mente de uma inocente sinapse. Corri para o Google em busca de respostas, na esperança de que po(o)l fosse o tal elo sugerido por meu brincante cérebro. A condição portuária conectaria a cidade ucraniana arrasada pelos russos à terra natal dos Beatles? As duas remeteriam à palavra “piscina” em inglês pela proximidade que têm de água apropriada para banhistas? Assim parti na breve viagem intuitiva.

De fato, pool quer dizer laguinho, tanque e, resumidamente, piscina. Mas quando se fala em Liverpool, Inglaterra, quase todos pensam na maior banda de todos os tempos, seguida do time de futebol local. O nome do município berço de Paul, John, George e Ringo tem origens no século 13, segundo fontes oficiais. Viria de “Llyvrpwl” (piscina de confluência, em idioma galélico), em razão do movimento de barcos de regiões vizinhas. É claro que Liverpool não signfica “piscina de fígado”, na tradução literal.

A enciclopédia Britânica informa algo diferente: Liverpool é “poço de água suja”, uma alusão às profundezas do Rio Mersey que acumulam impurezas e sedimentos pelo efeito de correntes e o embate com o mar. Mas a cidade no noroeste inglês teria sintonia com Mariupol, no sudeste da Ucrânia, próxima da Crimeia e às margens do Mar de Azov? Quase nada. Seu pol é de pólis, na origem grega. Em português seria talvez a Cidade de Maria.

Logo após esses desencontros etimológicos, lembrei que pool também tem a ver com a combinação de canais transmissores, a exemplo de programas que emissoras de tevê costumavam fazer em conjunto, como debates de candidatos à Presidência da República. Na engenharia de software, por sua vez, a formação de redes é tratada como agregação de banco de dados para garantir desempenho de comandos e agilizar tempo de resposta. De certa forma, a minha massa cinzenta tentou fazer pool de conexões espontâneas.

Uma última inferência extraída dessa triangulação Mariupol-Liverpool-swimmingpool mais pool é a de que insights podem se tornar um diferencial a ser considerado por recrutadores de recursos humanos. A razão disso é que como o mercado de trabalho está crescentemente condicionado pela robotização e a atenção focada está se tornando uma habilidade rara, as intuições poderão vir a ser consideradas elemento ímpar da criatividade.

Quando o meu cérebro tentou estabelecer conexões semânticas entre três palavras que compreendiam contextos aos quais fui sendo exposto em momentos diversos da vida, desde a infância até o noticiário do dia, senti orgulho de carregar na caixa craniana “equipamento” biológico de singular processamento, ainda não repetido por sistemas informatizados.

Minha esperança decantada dessa historinha de lampejos e ideações no meio da tarde é que o prazer lúdico de combinar signos ou fazer associações “malucas” seguirá superando façanhas da inteligência artificial e relegando a essa ferramenta o papel secundário de ajudante dos verdadeiros criativos.

Clientes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Clientes