A plataforma de brand journalism da Ovo Comunicação

Contrate-nos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Black Week para 2022

Não quero vir aqui vender a ideia de que tenho uma bola de cristal infalível… Mas posso dividir com você alguns insights interessantes

A decoração de Natal nas ruas já dá a pista.

Pois é, o final do ano chegou.

E, junto com o fim de ano, começam os pedidos de entrevista com a seguinte pergunta: qual a recomendação de investimento para o próximo ano? Ontem mesmo atendi um educado repórter com essa pauta.

Achei a conversa interessante e vou dar um furo de reportagem, trazendo aqui alguns detalhes da mesma para você.

Respondi em 3 partes: como foi 2021, o que eu vejo de oportunidades para 2022 e o que fazer agora.

Como foi 2021?
Sem entrar numa longa retrospectiva (tenho certeza de que ainda teremos isso em algum Diário de Bordo, perto da virada do ano), o resumo deste ano foi: goleada dos investimentos lá fora sobre os investimentos aqui em casa.

black week retorno investimento

A tabela acima é clara. Quem diversificou no exterior levou a melhor. Nosso Money Rider Hedge Fund subiu 19,81%, enquanto o FoF Melhores Fundos Global subiu 14,54% no ano.

Enquanto a Bolsa americana brilhou (mais de 36% de retorno neste ano, em reais, até ontem), a Bolsa brasileira recuou (Ibovespa caia perto de 12% no ano, até ontem). Nosso fundo Franklin W-ESG subiu 36,03%, enquanto o Oportunidades de uma vida caiu -15,34% no ano.

Ao olharmos setores específicos fica ainda mais clara a vantagem internacional. Setor de tecnologia, por exemplo? Voou lá fora e aqui, enfrentamos dias difíceis. Nosso fundo Tech Select subiu 37,02%, enquanto o Tech Brasil caiu -23,86% no ano.

Em outras classes de ativos, a história se repetiu.

Quem investiu em Renda Fixa por aqui (prefixado ou atrelado à inflação), durante a maior parte do ano, também perdeu com a alta crescente da inflação e dos juros. Vitreo Inflação Longa caiu -9,59% no ano.

Fundos imobiliários aqui também recuaram no ano (cairam mais de -10%), enquanto os Reits nos EUA vão bem, obrigado. Nosso fundo RBR RE Global subiu 36,08% no ano.

Dentro dos temas mais específicos, Criptomoedas também brilharam. Quem caiu nos esquemas do Faraó do Bitcoin não está contente, mas quem investiu com segurança em cripto, via fundos ou ETFs, não tem do que reclamar. Verdade que ao longo do caminho tivemos muitos altos e baixos. O Bitcoin subiu mais de 100% no primeiro trimestre, depois caiu mais de 50%, depois subiu mais de 100%, de novo. Nas últimas semanas anda caindo um pouco. Enquanto o Bitcoin sobre perto de 110% no ano, em reais, nosso fundo, o Criptomoedas, sobe 154,70% no ano, até ontem.

Destaque também para commodities por conta de toda a demanda reprimida gerada pela pandemia, que tem puxado preços de alimentos e energia para cima. E quando o assunto é energia, soma-se toda a preocupação mundial com as questões do clima e consequente pressão por uma matriz energética mais limpa. Destaque para o Vitreo Urânio (subiu mais de 60% desde o início, no final de janeiro), em meio a vários fundos que estão aproveitando esse ciclo de alta (Agro, Água, Hidrogênio, Petróleo, Carbono…)

Oportunidades para 2022
Nós, seres humanos, temos o costume de imaginar que nossa situação atual vai se perpetuar.

Assim, muitos olham a fotografia de como estamos terminando o ano de 2021 e logo imaginam que isso se repetirá, ano que vem.

Provavelmente não vai. Ainda mais sabendo que teremos muitas emoções até uma definição do cenário eleitoral, no próximo ano. Presidente atual, ex-presidente, terceira via, ex-ministro. Muita água vai rolar.

Também não quero vir aqui vender para você a ideia de que tenho uma bola de cristal infalível. Pelo contrário. Eu sei que não sei o que vai acontecer ano que vem…

Mas posso dividir com você alguns insights interessantes.

Inflação está em alta e deve seguir pressionada por algum tempo. O Banco Central vem subindo os juros para combatê-la. O mercado ainda aposta em algumas altas da SELIC, que devem superar os 10% no início do próximo ano.

Esse processo tem agitado o mercado de Renda Fixa. Ao olharmos para a curva de juros, vemos que ela projeta um nível de juros muito alto para o Brasil, por muito tempo. E isso não parece razoável.

Mais razoável seria imaginar taxas mais altas no curto prazo e depois vê-las se “acalmarem” em níveis mais baixos. Taxas de 2 dígitos por muito tempo são insustentáveis. O país não aguentaria.

É aqui que vejo a primeira oportunidade. Entendo que as taxas disponíveis hoje no mercado, pré-fixadas ou atreladas à inflação, estão “gordas” e são uma boa aposta para quem acha que, de um jeito ou do outro, a perturbação política atual vai passar e seguiremos no caminho da normalização fiscal (como tem acontecido).

A outra oportunidade, digna de promoção de Black Week, é a Bolsa brasileira.

Apesar das empresas brasileiras listadas na Bolsa terem apresentado resultados muito interessantes ao longo dos últimos trimestres, mostrando uma forte recuperação pós-pandemia, os preços das ações negociadas na Bolsa estão muito baratos.

black week bovespa

O post acima, feito pela gestora QR Capital, mostra isso de forma bem simples. Eles observaram a relação entre o preço das ações e o lucro das empresas em diferentes momentos do tempo.

Quanto mais alto o índice (ou múltiplo, como é o jargão de mercado), mais “caro” está o preço da ação em relação ao lucro projetado para a empresa.

Estamos em um nível semelhante ao da crise de 2008, sendo que o nível de lucro das empresas está muito bom. Ou seja, o preço das ações está muito barato.

O que se pode fazer agora?
De uma forma bem simples, 3 coisas para você fazer agora:

  1. Aproveite as oportunidades acima, uma verdadeira Black Week para 2022! Temos trazido várias ofertas de Renda Fixa todos os dias, além de todos os nossos fundos que você já conhece.
  2. Não esqueça de olhar para o longo prazo e diversificar! Alocação internacional, pitada de criptomoedas, novos temas. Tem muita coisa boa para você aproveitar.
  3. Se você faz a declaração completa de imposto de renda, aproveite ainda este ano para investir até 12% da sua renda bruta tributável e turbine a sua restituição de imposto de renda no ano que vem!


E já que o assunto é promoção, a Black Week da Vitreo está incrível! Você investe em Renda Fixa ou Previdência e a gente paga para você por isso! Uau! É isso mesmo, a gente paga, na sua conta, de 150 reais até 1 milhão de reais se você investir em Renda Fixa ou Previdência até amanhã.

Na semana que vem ainda tem Black Week nas operações de minicontratos. Clique aqui para saber mais.

Aproveite!

Não se esqueça de se certificar dos riscos e se o investimento faz sentido para o seu perfil antes de investir.

Spoiler
Faz tempo que eu não venho aqui dar uns spoilers sobre os próximos lançamentos. Então, para matar as saudades, vou dar uma pista. Uma não, duas.

Smart Contracts e Metaverso.

Não preciso dizer mais nada, né?

Leia o Diário de Bordo na íntegra:  clique aqui. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email