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Dados da Visa mostram crescimento de quase 40% no setor de drogarias no Brasil em 2021

Transações online em drogarias tiveram um acréscimo de 19% no período analisado, mostrando-se um canal bastante promissor para o segmento

As drogarias e farmácias no Brasil, já há algum tempo, deixaram de ser apenas estabelecimentos que comercializam medicamentos e vêm expandindo sua atuação para a venda de produtos relacionados à saúde, à beleza e ao bem-estar. Diante dessa evolução do setor e, principalmente, desde o início da pandemia no Brasil, observa-se um crescimento representativo nas vendas. Dados da Visa Consulting Analytics (VCA), consultoria da Visa, indicam aumento de cerca de 40% no número de transações com credenciais Visa realizadas em farmácias entre 2021 e 2020 no Brasil. As compras online, neste mesmo período, representaram crescimento de 19%.

O processo de diversificação do setor com a digitalização que trouxe cada vez mais facilidades ao comércio e, claro, a maior demanda gerada pelas preocupações com a pandemia são fatores que sustentam esse crescimento de vendas. Ao observar isoladamente o aumento das transações Visa em farmácias por estados brasileiros, no intervalo analisado, destacaram-se localidades como Rio Grande do Sul com crescimento médio de 60%; Goiás e Alagoas com cerca de 50%; Piauí e Pará em torno de 45% e Amapá com 40%.

No ambiente online, as vendas também performaram acima da média nacional de 19% (em número de transações), nos estados do Espírito Santo; Tocantins; Maranhão; Sergipe e Santa Catarina.

“Em 2021, percebemos que o número de transações nas drogarias brasileiras estavam no mesmo patamar do que em 2019 em todos os estados brasileiros. Nosso time de consultores também percebeu que o ticket médio aumentou em relação ao período pré-pandemia e as operações online desse setor cresceram consideravelmente”, afirma Oscar Pettezzoni, diretor executivo da VCA.

Com isso, observa-se que o mundo digital entrou definitivamente na vida da maioria dos brasileiros nos últimos anos. A presença online, seja por sites, redes sociais ou apps, das farmácias também foi ampliada na pandemia e o ambiente virtual tornou-se promissor para as estratégias de negócios e para o futuro do segmento de farmácias no Brasil.

“Com a conveniência do online, o segmento tende a expandir cada vez mais e oferecer produtos e serviços de maior valor agregado ao consumidor, proporcionando uma experiência de compra, complementar à das lojas físicas, e que também permite consultar produtos, preços, descontos e efetuar pagamentos de forma rápida e segura. Foi o que aconteceu com as drogarias em 2021 que ofertaram mais serviços como agendamento de vacinas e testes”, comenta o executivo.

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