Vectis Gestão e DATAGRO fecham parceria para lançar plataforma de Fiagros

Iniciativa marca o início da vertical de agronegócio da Vectis Gestão. Cooperação une conhecimento da casa na gestão de fundos com a expertise e independência da DATAGRO no setor e na identificação de oportunidades

A Vectis Gestão, gestora do grupo Vectis Partners, planeja o lançamento de uma série de Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagros). Para tirar os planos do papel, fechou parceria nessa linha de produtos com a DATAGRO, maior consultoria agrícola independente e provedora de informações do agronegócio do país.

A ideia é unir a expertise de cada ponta para o lançamento de produtos com diferentes estratégias no segmento. O primeiro fundo será um Fiagro-FII de crédito agrícola (CRA), que deve chegar ao mercado em breve. A diversificação dos ativos em diversas culturas, regiões e etapas da cadeia produtiva será um dos destaques do produto.

“Com essa parceria, vamos criar uma plataforma de investimentos única no setor, que combinará a forte capacidade em gestão e estruturação da Vectis com toda a experiência de operação e análises de uma das maiores companhias brasileiras especializadas em agro”, diz Mucio Mattos, gestor de crédito da Vectis Gestão. “Além do fundo inicial de CRA, planejamos colocar na prateleira Fiagros-FIP com participações em empresas, para gestão de terras, entre outras estratégias.”

“Prezamos pela nossa independência. Diferente de outras consultorias, não queremos atuar como gestora. No final das contas, isso beneficia o investidor, que contará com nossa atuação como consultores técnicos e fontes primárias de informação”, afirma Carolina Troster Hollanda, sócia da DATAGRO Financial, braço de investment banking da companhia. “Temos um grande diferencial que é a geração de dados. Somos multidisciplinares e temos equipes que percorrem o país, levantando informações primárias. Assim, identificamos as melhores oportunidades de negócio no setor.”

Com a parceria, a Vectis Gestão terá apoio das múltiplas áreas de atuação da DATAGRO para alavancar e estruturar uma robusta plataforma de Fiagros. Atualmente, a consultoria tem 12 diferentes áreas de negócio, entre as quais consultoria técnica-financeira, análise de mercado, risco performance e gestão operacional. Presente há mais de 35 anos e com clientes em 41 países, a DATAGRO contribuirá na elaboração dos produtos financeiros ao facilitar sinergias na estruturação de equity e dívida, fusões e aquisições, e na avaliação econômico-financeira de projetos.

“Outro ponto positivo é que o grupo DATAGRO poderá auxiliar em eventuais problemas com garantias. A companhia tem uma solução dentro de casa para tocar fazendas, agroindústrias, usinas, operações agrícolas, entre outros. Nós ganhamos um conforto na operação que nenhuma outra gestora brasileira possui”, diz Mucio Mattos.

Atualmente, a Vectis Gestão conta com dois fundos em seu portfólio, disponíveis para o público geral: o VCJR11, que investe em empreendimentos imobiliários prioritariamente por meio da aquisição de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI); e o VCRR11, um fundo de renda residencial que busca gerar rentabilidade por meio do aluguel de ativos em empreendimentos de alto padrão Cyrela na cidade de São Paulo. Somente com esses produtos, a gestora soma mais de R$ 1,4 bilhão sob gestão.

Deixe uma resposta