

Conquistar novos clientes utilizando frases de efeito deixou de ser uma estratégia publicitária eficaz há muito tempo. Atualmente, cada vez mais, os consumidores desejam conhecer a fundo o posicionamento de uma marca. Se sentirem confiança na companhia ou se gostarem do seu propósito social, a tendência é que passem a consumir produtos ou serviços oferecidos por ela.
Para isso, no entanto, é preciso que tenham acesso a um grande volume de informações sobre tal empresa. Para solucionar este problema, foi que surgiu o brand journalism (jornalismo de marca). Ele nasceu para auxiliar marcas que desejam mostrar sua expertise de mercado através de histórias e, ainda, a expor sua personalidade única para que consigam se aproximar de seu público-alvo.
O termo brand journalism foi utilizado pela primeira vez por Larry Light, CMO (Chief Marketing Officer) do McDonald’s, em 2004. Estudando o comportamento da sua extensa rede de clientes, entendeu que o “marketing de massa” já não trazia muitos resultados positivos. O motivo? “Nenhum anúncio conta a história toda”, afirmou. A partir disso, deu início a diversas iniciativas que tinham como objetivo a produção de “conteúdo em profundidade” para atingir sua complexa audiência.
Desde então, outras grandes companhias adotaram ações neste sentido. A Coca-Cola, por exemplo, redesenhou completamente o seu website e contratou uma extensa equipe para desenvolver conteúdos diários sobre a atuação da marca no mercado. Outro grande exemplo é a Red Bull, que possui sua própria oficina de mídia, na qual produz revistas, documentários, filmes, músicas, entre outros conteúdos audiovisuais. Tudo isso, para ganhar espaço e autoridade com seus clientes.
Canais de conteúdo, que sejam informativos e úteis para os consumidores, têm auxiliado empresas a conquistar espaço no mercado. Com a ajuda do brand journalism, marcas conseguem impactar sua audiência. Isso, a partir de um fluxo de conteúdo constante e engajador – construído através de artigos, blogs, redes sociais, newsletters, entre outros.
Ficou interessado em adotar essa estratégia para sua empresa? Fale com especialistas sobre o assunto. Envie um e-mail para: oi@crania.com.br, que a gente conta nossa história e alguns cases de sucesso. Esperamos o seu contato!