Depois de enfrentar nesta segunda-feira (4) uma banca composta por diretores de grandes empresas e executivos da Sinqia, a startup Pluggy venceu o Desafio de Inovação Prev, realizado pelo Torq, núcleo de inovação aberta da Sinqia. O prêmio será uma parceria com os clientes da carteira de Previdência da companhia, que representam 60% dos fundos do setor.
O programa teve como objetivo impulsionar projetos de Open Finance que aproveitem o compartilhamento de dados para ajudar as entidades fechadas de previdência com suas estratégias de atração e retenção de participantes e na melhoria da experiência dos participantes em suas transações com os fundos de pensão. Durante uma semana, a Pluggy e as outras duas startups finalistas (Akropoli e Finansystech) passaram por mentorias intensivas com especialistas da Sinqia de áreas como tecnologia, negócios e relacionamento com o cliente. As empresas também colocaram a mão na massa em uma maratona de ideação e prototipação, afinando suas soluções tecnológicas para demandas específicas da Sinqia.
Ao final da imersão, a Pluggy se destacou ao apresentar uma tecnologia para facilitar a portabilidade de Previdência entre entidades abertas e fechadas. Após o consentimento do usuário para a entrega de dados, a plataforma desenvolvida pela startup permite o preenchimento automático da portabilidade, disponibilizando ferramentas como assinatura digital – também é possível fazer uma comparação de rentabilidade. Com esse recurso em mãos, as entidades atraem mais recursos para o patrimônio dos planos e retêm mais participantes, enquanto o usuário ganha autonomia e facilidades no processo.
“A escolha da Pluggy é só o início. O trabalho de reinventar a Previdência, mirando o cliente final, começa agora com a união das soluções”, afirma Renata Coutinho, Chief Operating Officer da vertical de Previdência da Sinqia.
A banca de avaliação foi composta por uma equipe multidisciplinar que avaliou o valor do negócio para a área de Previdência, o nível de inovação, a adequação ao tema do desafio e a viabilidade técnica do projeto. As três startups finalistas ganharam US$ 350 mil em benefícios e produtos Microsoft.