Atua na área? Então busque excelência com as dicas do líder de expansão da Renova Invest

Uma figura que ganha cada vez mais importância no mercado financeiro é o profissional de investimentos. Ele tem a responsabilidade de entender o perfil do cliente e traduzir os movimentos de ativos, por exemplo. Líder da área de expansão da assessoria Renova Invest, Julio Cesar Magalhães destaca habilidades e características fundamentais para quem busca projeção.
Flexibilidade e resiliência
Em um mundo sob transformações constantes, ser flexível, ser resiliente – ou seja, capaz de se adaptar ou recuperar rápido – é condição sine qua non para ascender profissionalmente. No mercado financeiro, então… São muitas fusões, aquisições, oscilações quanto a juros e moedas, redirecionamentos estratégicos, mudanças que impactam de diferentes maneiras a indústria de investimentos. “Quem não tem capacidade de adaptação fica fora do jogo. Simples assim. Essa qualidade deve ser o carro-chefe das habilidades do profissional moderno.”
Preparo e autoconfiança
Se você fizer sempre o mesmo, o resultado nunca será diferente. Então é preciso ousar, mas com planejamento. “Toda ação gera uma reação. A ousadia tem de ser calculada”, diz Julio Cesar. “Só é possível correr risco de maneira consciente quando confiamos no que fazemos. E para confiar é necessário conhecimento.” Como se sabe, conhecimento vai muito além de absorver o conteúdo dos jornais pela manhã. Cada detalhe das operações do mercado deve ser visto como fonte de informação. Segundo o líder da Renova, o profissional que conecta os fatos e notícias com os objetivos da empresa e do cliente se diferencia.
Foco no cliente e capacidade de negociação
Quem não se atentar a isso vai permanecer no passado. “O cliente espera que você possa atendê-lo de forma mais customizada, e não lançando mão daquele velho e péssimo método de ‘venda goela abaixo’.” O profissional, diz Julio Cesar, tem de conhecer não só os produtos que oferece, mas sobretudo o perfil de quem ele atende. A relação e os negócios têm de ser bons para os dois lados.