Breno Bonani: Recuperação econômica dos EUA, temporada de resultados e dividendos de volta!

Por Breno Bonani, analista da Avenue Securities.

Voltamos para a nossa programação normal! Depois de uma longa semana me dedicando um pouco mais aos estudos, retorno com dados importantes, que mostram a força de recuperação da economia americana. Também quero comentar que as empresas estão aumentando seus dividendos, e, ainda, falar sobre a temporada de resultados durante o ano de 2021– que deve surpreender.

MAKE AMERICA GREAT AGAIN?

No gráfico abaixo, é possível notar o quanto as famílias americanas aumentaram suas rendas no mês em que saíram os estímulos.

Estímulos, estímulos e mais estímulos…

Neste gráfico, é possível notar que os estímulos (barra azul), mais benefícios federais (barra laranja), mais extensão de auxílio-desemprego (barra verde) e auxílios estaduais (barra cinza), ainda ajudam as famílias a se reerguerem.

O que poderia acontecer?

Era de se esperar um aumento no consumo. Liderado pelos estímulos. Mas um movimento de força, afinal, a economia dos EUA é consumo.

Mas isso tudo passa depois dos estímulos… e depois?

Eu não sei, tudo vai depender da recuperação de fato. Mas vocês querem saber de uma coisa… a Oxford Economics já fez suas estimativas e constatou que o ano de 2021 tende a ser o ano de maior consumo por lá desde 1946.

Poupando mais do que nunca!

Outro ponto que chamou a atenção é o quanto os americanos pouparam nessa última crise. Diferentemente de outras épocas, o americano nunca poupou tanto!

Olhem em comparação com 2008…

Isso é tudo? Não mesmo.

Salários estão aumentando. Não pensem que eles querem viver só de auxílio para sempre. Salários agora estão em níveis pré-Covid!

Isso tudo pode causar mais inflação no longo prazo…

O último PCE Inflation, que é um índice de inflação para despesas de consumo pessoal, veio dentro das expectativas. Este índice reflete as mudanças nos preços de bens e serviços adquiridos por consumidores nos Estados Unidos.

Mas voltando ao mercado!

As expectativas para os ganhos das empresas que compõem o SP500 continuam aumentando. Inclusive, aumentaram ainda mais para o ano de 2021.

Muitas empresas voltando a pagar dividendos

Depois da tempestade, vem a bonança. Muitas empresas já apontam para voltar a pagar dividendos e até aumentá-los. Ficar de olho em um dos setores que eu já comentei que ficou para trás frente a outros.

Peso dos setores dentro do S&P500

Sabia que, apesar do S&P500 ser um índice bem amplo — afinal, há cerca de 500 companhias dentro dele –, ele de certa forma é um índice concentrado? Notem o peso em cima de alguns setores. Só Techs, Industrials, Healthcare e Financials representam pouco mais de 55% do peso da carteira do índice.

Deixe uma resposta