Breno Bonani: Cautela nunca é demais, impostos, oportunidades e ESG

Por Breno Bonani, analista da Avenue Securities.

Mais uma semana se passou e vamos para um novo mergulho nos gráficos semanais sobre o mercado de ações americano…

Cautela nunca é demais!

Começo mais uma semana falando de cautela. No gráfico abaixo, podemos ver as posições em ações que estão no all time high dos últimos tempos. Isso não quer dizer que acabaram as oportunidades. Mas cautela nunca é demais.

Aumento da taxa sobre grandes fortunas…

Muito começou a se especular sobre os possíveis impactos de um aumento de taxa sobre grandes fortunas. Vale lembrar que essa galera nos EUA é inferior a 1%. Grande parte das grandes fortunas são de estrangeiros não afetados, RIA (consultor de investimento) ou estão geridos por instituições de caridades ou fundações.

Além disso, o que poderia afetar os earnings futuros de muitas empresas, é o aumento da taxa corporativa para 28% (mas isso ainda tem que passar). O BofA já fez algumas estimativas sobre os possíveis impactos.

O sentimento continua Bulish também!

O AAII Sentiment, é uma pesquisa feita para os investidores no geral, para saber como eles enxergam o mercado de ações para os próximos seis meses. O resultado é que eles continuam otimistas para os próximos seis meses.

Outro ponto que chama a atenção é o tanto de IPOs que continua aparecendo!

O mercado continua pujante mesmo, muitos IPOs registrados e muitas empresas ainda querendo abrir seu capital (obviamente que a taxa de juro beirando a zero incentiva isso ainda mais).

Existe muita coisa descontada. E onde há desconto, podem existir oportunidades!

Abaixo temos vários setores vs suas médias históricas. Notem que Dividendos e Value ainda continuam descontados, enquanto as de Growth já foram embora.

Resultados na lua!

Mal começou outra temporada de resultados e já temos várias empresas que reportaram resultados melhores que os esperados pelos analistas.

Não obstante, olha quem está nos holofotes!

Espera-se que as cíclicas apresentem um resultado mais forte e melhor que o esperado nessa temporada que se iniciou.

Os fundos de ESG estão bombando!

Para que não sabe, a sigla ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) se refere aos três fatores centrais na medição da sustentabilidade e do impacto social de um investimento em uma empresa ou negócio.

Investimento ESG é um termo frequentemente usado como sinônimo de investimento sustentável, investimento socialmente responsável.

Leia mais textos do Breno: clique aqui.

Deixe uma resposta